Iniciativa da DPDF promove inclusão, cidadania e transformação social para mulheres em situação de vulnerabilidade
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) instituiu o projeto Dia da Mulher, ação realizada mensalmente com oferta de serviços gratuitos voltados ao público feminino. A iniciativa foi oficializada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (1º/7). Consolidado como uma das principais ações de promoção de direitos da instituição, o projeto já realizou mais de 42 mil atendimentos gratuitos em 24 edições.
O defensor público-geral, Celestino Chupel, destacou a importância da iniciativa: “O Dia da Mulher é uma das expressões concretas do nosso compromisso com a cidadania, ao oferecer serviços essenciais que fortalecem a autonomia feminina. Nosso objetivo é acolher, orientar e transformar realidades por meio de uma atuação integrada e humanizada”, afirmou.
A proposta é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de ações que ampliem o acesso a serviços essenciais, especialmente na área jurídica. O projeto também busca fortalecer a rede de apoio, fomentar a autonomia feminina e promover parcerias intersetoriais com entidades públicas e privadas, ampliando a oferta de serviços a cada edição.
A estrutura do projeto conta com Coordenação-Geral, Assessoria de Planejamento e Assessoria de Execução – as funções são exclusivas para fins de governança e não implicam criação de cargos ou mudanças na estrutura formal da instituição. Os responsáveis serão designados por ato do defensor público-geral, podendo haver mais de uma pessoa nas funções de planejamento e execução.
Atendimentos gratuitos
Realizado sempre na primeira segunda-feira de cada mês, o Dia da Mulher oferece serviços como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos à rede de proteção, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, oficinas de capacitação e atividades de bem-estar – tudo gratuito e acessível.
Com apoio de diversos órgãos e instituições parceiras, o projeto se destaca pela abordagem integrada, atuando nas áreas jurídica, social, de saúde e cidadania. A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta e enfrentar os desafios vivenciados pelas mulheres, como saúde, segurança, acesso à Justiça e oportunidades econômicas.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)